Um antigo perfil

Não, eu não sou um doce de pessoa.
Nem a mais leve, a mais bonita, a mais divertida, nem sou sociável- não aqui. Não sou simples, não sou fácil de lidar, não sou genial, não sou de inteligência bem humorada, não sou boba (certo, às vezes sou e muito, é só plantar que colhe). Mas... falando em "plantar que colhe".
"Aqui nessa terra tudo que se planta, colhe".
Toda semente sincera recebe um sorriso bobo e todo sorriso bobo expande-se em encantamento e luz. Luz e calor que eu dou? Não, não necessariamente. Luz e calor que é reflexo do seu. Partilha.
Sou alguém que é puro reflexo, sem atitude e existência própria? Também não. Mas vivo a reciprocidade, gozo dela. Talvez as sementes que plantastes sejam tão fortes, sinceras e graciosas que venhas a colher o que já não mais semeia, mas rega. É fundamental regar... as flores mais lindas secam e amargam sem água.
E eu não quis ser cacto seco, repleto de espinhos. Nem dou flores a quem rega sem intuito de vir semear. A quem apenas as quer em seu jardim e rega sem nutrir, embalar.

"Dorme, dorme, dormideira pra acordar segunda- feira".
Quando eu era pequena, perto do meu condomínio havia umas plantinhas que se abriam se passássemos os dedos nelas, levemente. E eu dizia "dorme, dorme, dormideira, pra acordar segunda feira". Não sei com quem aprendi isso, mas é uma delícia de lembrar.
Tenho um monte de "delícias de lembrar".
Sou como a dormideira. Passe, acarinhe e cante.
Um dia volto pro Rio, pra Pasárgada. Vou trabalhar, estudar e viver naquelas ruas, naquela gente. Aos fins de semana pego um livro, vou à praia. À Lagoa ou ao Flamengo, sento numa sombra (ou sob o Sol, se for cedo) e leio um livro, ouço música, vejo a vida passando cheia de luz. Talvez tenha um cachorro.
Se for corajosa, madura, adoto um filho. Coragem? Sim, coragem; segurança das opções pra vida do outro. Optar por si, viver a liberdade, as conseqüências, sempre foi fácil. Coragem mesmo a gente precisa pra estender essas conseqüências - deixar pingar no outro a chuva das nossas fraquezas, incapacidades.
Sou sensível, não fraca. Não se engane."Meus nervos são de aço, pra pedir silêncio eu berro. Pra fazer barulho eu mesma faço".

Sou a outra
Tenho uma outra
Porque sou amante de mim
Traio e sou traída por mim

Devo ser alguma coisa como
Chover
Algo que não se conjuga.

Não há motivos pra se privar
eu gosto de correr riscos
Gosto do fato de você ser o que eu quero
Concreto
Abstrato
Instintivo

Deixa essa coisa de ser racional de lado...
Gosto dos seus defeitos,
são criação minha

Se chegar até aqui, largue a marionete.
Exponha a criatura, mas assuma a essência.

Quem não me/se assume, que suma de mim!

"O homem é como o Sol, todos os dias nasce e expande-se em luz"

Prefiro as consequências da liberdade à segurança de uma prisão.
"Rompi tratados, traí os ritos".

Que venha a guerrilha!

Comentários

Larissa Mazaloti disse…
Beibe, engano meu ou esse poema foi feito a 4 mãos? Cadê aquele nosso poema que fizemos? Ou eu já tinha gostado muito desse, principalmente naquilo dos defeitos.... ou é esse, o nosso...

Hoje, estou sem medidas, com uma saudade de você.

Postagens mais visitadas